Índice de Confiança do Comércio teve alta de 9,8 pontos


Publicado em 31/05/2021 -  Por Cristiane Ribeiro 12:56

Os empresários dos setores do Comércio e de Serviços demonstraram neste mês de maio maior confiança no crescimento da economia do país, conforme os indicadores divulgados nesta segunda-feira (31) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança do Comércio subiu 9,8 pontos em maio, passando de 84,1 em abril para 93,9 pontos. Segundo a Fundação, é o nível mais elevado desde outubro de 2020, quando registrou 95,8 pontos.

O coordenador da Sondagem do Comércio do FGV, Rodolpho Tobler, explicou que a melhora ocorreu tanto na percepção do ritmo de vendas no mês quanto nas expectativas, sugerindo que o impacto das medidas restritivas, na virada do primeiro para o segundo trimestre, ficou para trás. Porém, Tobler alerta que a continuidade desse cenário ainda depende de uma melhora mais expressiva da confiança dos consumidores, continuidade do plano de vacinação e, em consequência, melhora da pandemia.

Já o Índice de Confiança de Serviços cresceu 6,4 pontos na passagem de abril para maio. É a segunda alta consecutiva do indicador, que atingiu o maior patamar desde fevereiro de 2020, quando ficou com 94,4 pontos.

Segundo a FGV, foi observada a alta da confiança em empresários brasileiros de 12 dos 13 segmentos de serviços pesquisados.

Redação - Jornal da Rádio AD Belem

Edição: Leila dos Santos/ Renata Batista

Agência Brasil / Radio ADBelem 97,9 FM Piedade, região de Sorocaba-SP